Lavar roupa é assunto realmente importante. Requer organização e paciência, além, é claro, que sabedoria. Quem nunca recebeu um conselho para não estragar uma peça querida antes de lavar? Pois bem, assim como a vida, lavar roupa é um ato de coragem. Em muitos sentidos, é claro. Lavar a roupa suja é tão importante para a casa quanto para um bom relacionamento. E tudo que é feito com cuidado se resolve no final.
Lavar as roupas de maneira adequada pode ajudar a aumentar a durabilidade das peças. Separar por cores, utilizar os produtos corretos, secar a sombra, na vertical ou na secadora – o bicho de sete cabeças também existe na lavanderia. Mas com paciência tudo fica mais simples e você vai ver que no final, também mais rápido. Pegue seu monte de roupas e vá direto para a área de serviço. Prestando atenção em cada etapa do trabalho, vou deixar algumas dicas que vão reduzir significativamente o tempo e o esforço que essa atividade exige.
Organizando o dia de Maria:
Separe as peças por cor e importância – eu faço muito isso com as minhas roupas favoritas e tem dado muito certo. Elas duram mais porque eu lavo cada uma separadamente atentando para suas peculiaridades.
A segunda separação acontece por conta da especificidade do tecido. Da pilha de peças escuras, surgirão duas: a das que desbotam e a que não. Depois olhe bem a quantidade de sujeira, detalhe que interfere no resultado final. Isso serve tanto para as peças claras quanto para as escuras.
Então temos várias pilhas: pilha clara, pilha escura, pilha de roupas delicadas, pilha das muito sujas e das nem tanto e as pilhas que contém tecidos sintéticos e a que contém tecidos naturais. Feito tudo isso, começa a lavação propriamente dita. Feche o zíper das calças, abotoe os botões das camisas e vamos lá!
Até parece um trabalho bom de se fazer. Eu concordo que não é. Mas como já disse é fundamental para o andamento das coisas em casa. Quem já não fez um momento lavagem de roupa suja na vida? Bem por isso, você já deve ter um sabão em pó, um amaciante e um alvejante de preferência. Muito bem. Só tome cuidado com alguns detalhes antes de jogar tudo na máquina:
* Nunca coloque esses produtos direto nas roupas. Diluir é a grande dica para evitar manchas.
* Não sobrecarregue a máquina de lavar. Coitada. Pense em você lavando tudo aquilo à mão e coloque somente o que cabe no tambor. Mesmo assim, utilize sempre a capacidade máxima da lavadora e aproveite para economizar luz e água.
* Centrifugue mais de uma vez as calças jeans e toalhas, por exemplo. Facilita a secagem.
* Quem tiver a sorte de ter um quintal, aproveite para secar as peças ao sol. O cheirinho fica muito diferente.
No varal:
* Pendure as peças pela extremidade mais firme. Roupas brancas e de cores claras devem secar ao sol e as de cores brilhantes à sombra.
* Verifique se o varal e os prendedores de roupa estão limpos.
* Utilize cordas de plástico ou de arame recoberto com plástico e, antes de utilizá-lo, limpe-o com pano úmido.
Muitos sites dão dicas incríveis de como lavar roupas. Logo mais vou colocar as melhores e as que mais uso. Essa dica do varal veio direto do http://casa.hsw.uol.com.br/dicas-sobre-como-lavar-roupas8.htm. Achei super instrutivo!
segunda-feira, 31 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário