segunda-feira, 24 de março de 2008

Fazer o bem sem olhar a quem

Mudar sempre é bom. Eu comecei cedo as trocas de lugar. Quando saí de casa, com 17 anos, mudei sozinha pela primeira vez e não parei. Até hoje foram umas seis ou sete trocas de residência, em três cidades diferentes.

Mudar é quase uma experiência transcendental. Primeiro são as coisas, que são avaliadas se ainda servem ou não. Depois nós mesmos entramos nesse dilema. Mudar é bom, mas é difícil. Requer certo desprendimento, certa coragem e bastante disposição. Não bastasse o conflito, ainda é preciso escolher onde cada coisa vai morar na casa nova. No começo somos pacientes, mas com o tempo seria melhor que tudo achasse seu lugar sozinho, assim que a bagunça fosse generalizada.

Hoje estou um pouco pensativa. Percebi que na minha vida muitas coisas mudaram, tomaram rumos diferentes até mesmo do que eu tinha planejado. Isso não é ruim, mostra que tudo tem sua hora e que é importante estabelecer prazos, limites. E ainda é possível continuar a planejar. Hoje me pego pensando se fui convincente nessa questão de limites. Acho que fui um pouco desleal com alguns deles, me deixei levar pela emoção do momento e acabei esperando um pouco mais do que queria para alcançar meus objetivos. Receio também não ter sido muito clara nas palavras nem tão enérgica quanto deveria ao estabelecer esses limites. Mas agora tento ver com outros olhos os problemas que me aborrecem, sou muito mais complacente com as situações diárias e penso mais antes de falar. Confesso que ainda não consigo abstrair algumas situações que me incomodam, mas a cada dia eu aprendo a respeitar atitudes alheias.

Comecei a repensar minhas mudanças e ver como as pessoas encaram as suas. Eu sei que cada um é cada um, mas é difícil entender certas coisas. Eu me pergunto muitas vezes: é tão complicado enxergar quando você ultrapassa sua fronteira e começa a interferir na vida dos outros? Nunca é tarde para aprender a pensar nas pessoas assim como pensamos em nós mesmos. E nunca é tarde para cair na real e ver o que os outros fazem por você. As recompensas da vida, meu caro, demoram, mas vêm com consistência. Basta conhecer bem as pessoas que te cercam.

Um comentário:

Vera disse...

Ai amiga, sócia, ex-companheira de ape, olha esse texto disse tudo! Achei lindo!
E é exatamente isso mesmo!
Parece até q tu escreveu pra mim o último parágrafo! ehehee
Acho q me ajudou um pouquinho. Vou tentar ser mais calma e pensar também antes de falar. E o mais importante, dar valor a quem faz algo por mim. hehee
bjaooo
e que a zoomfotografia ARRASE!
bj
Vera